terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Velaska



A dama dos espectros, a senhora da angústia, soberana do suplício, a mariposa

Aspectos: Velaska rege os domínios da necromancia, dos mortos-vivos (especialmente espectros e outros espíritos atormentados), ela está relacionada à angústia, ao tormento psicológico e ao sentimento de nostalgia. Também domina uma vasta área de conhecimentos, principalmente voltado ao tempo (a cronologia), ao ocultismo e misticismo. É considerada uma deusa-bruxa, filha de Saulot, o senhor das hordas trôpegas.

Domínios: Conhecimento, Magia, Morte, MisticismoComplete Divine, Mortos-vivosLibris Mortis.

Tendência: Neutra.

Arma predileta: adaga (“o acalanto da dor”).

Adoradores típicos: magos e feiticeiros com magias necromânticas, estudiosos do sobrenatural, místicos, teurgos, taumaturgos, diligentes dos estudos extraplanares, ritualistas.

Os adoradores de Velaska variam muito em suas tendências e ofícios. Podem haver demonologistas em suas filas. Alguns podem ser praticantes de rituais de sangue, outros podem ser exorcistas especializados nos estudos para deter a possessão demoníaca. Seja qual lado o clérigo de Velaska estiver se fundamentando, ele não será bem visto pela sociedade. Há uma desconfiança e terror para com os seguidores dessa divindade e um aldeão só pediria a ajuda de um seguidor de Velaska em última instância.

            Além de dominar sob os aspectos de morte e necromancia, Velaska também carrega o nada prestigioso título de filha de Saulot. Os seguidores de Velaska costumam esconder sua crença para não serem caçados, subjugados e até crucificados por outras ordens religiosas que recriminam seus estudos. Alguns preferem viver isolados e tornam-se eremitas ou sábios insanos e praguejadores, algumas vezes recebendo visitas de um ou dois aldeões desesperados em busca de uma cura para a maldição que assola a vida de sua filha ou esposa, ou para conter os mortos que acabaram se despertando do cemitério nas redondezas do vilarejo. Muitas bruxas acabam tendo algum contato com o conhecimento místico dos seguidores de Velaska, por isso, existem muitas que passam a venerá-la como uma mentora.

Regiões de influência: o culto à Velaska é raro e misterioso. Seus clérigos vivem espalhados pelo mundo e seus templos normalmente são escondidos em grandes câmaras escavadas no subterrâneo profundo. Alguns clérigos podem viver em pequenas capelas no cemitério de um vilarejo, em ambientes que a crença à deusa dos espectros seja mais aceitável. Velaska não possui regiões de influência. Mesmo as necrópoles têm poucos seguidores fiéis e poderosos a ela (as necrópoles preferem outras divindades que se simpatizem com uma tendência definitiva e não tente equilibrar os dogmas de suas crenças entre o bem e o mal).

Símbolo Sagrado:
A Mariposa


Dogmas:


  • A necromancia é tanto um estudo da morte quanto da vida. Ela não é uma disciplina voltada a uma tendência específica;
  • A carga de ectoplasma usada para trancafiar almas em recipientes de morte aprisiona apenas os espectros dos indivíduos merecedores de cárcere. Uma alma santificada não é matéria-prima para um morto-vivo, mas as almas pecadoras sim;
  • Espectro é o nome dado aos resquícios de memória de um indivíduo que morreu sem concluir sua missão no mundo e não teve ajuda para ascender ao seu plano. As memórias espectrais são reflexos de pensamentos e angústias que se propagarão pela eternidade. Essas ondas fantasmagóricas podem ser silenciadas ou controladas;
  • Energia negativa é um termo errôneo usado por ignorantes e por estudiosos da necromancia incompetentes. A massa etérea que alimenta recipientes mortos-vivos e movimenta os espíritos conjurados chama-se ectoplasma. Um estudo mais complexo sobre essa energia permite o aprimoramento das artes necromânticas;
  • Se a busca pelo conhecimento não resultar na sua morte, o tempo tratará de tragá-lo para o Purgatório. Não tema a morte, pois ela é inevitável, mas reconheça que o tempo é uma dádiva que não pode ser desperdiçada. Faça o possível para levar consigo, ao túmulo, uma alta e invejável erudição.

Termos utilizados por servos de Velaska:
Ectoplasma: é a energia ou matéria etérea e incorpórea, sem formato distinto, mas que pode tomar o vislumbre de uma silhueta humanoide e fantasmagórica. Para outros clérigos ou necromantes trata-se da energia negativa que se opõe a energia positiva manipulada por clérigos bondosos. O ectoplasma é o rastro da magia necromântica usada para criar mortos-vivos, sejam eles corpóreos ou incorpóreos. O ectoplasma pode ser repelido pela energia positiva.

Eidolon: é o nome dado aos espectros e outros mortos-vivos fantasmagóricos (allips, espíritos, vultos, etc.). Sinônimo de fantasma. Um eidolon é a propagação de uma memória permanente em um espaço ou no tempo. As casas mal-assombradas carregam esses fantasmas e, normalmente são responsáveis pelos sussurros repetitivos na escuridão, o balançar persistente de uma cadeira de balanço solitária ou o vulto que atravessa o corredor repentinamente.

A Mariposa: de acordo com a crença dos servos de Velaska, as mariposas são insetos nascidos da morte. Originadas dos vermes de sepulcro, esses insetos devoram carne e ectoplasma e se enclausuram até o ponto de desenvolverem asas negras. Para os seguidores mais devotos de Velaska, as mariposas tanto prenunciam quanto protegem contra a morte. Seus refúgios são lotados desses insetos.

[Talentos para seguidores de Velaska]

Estudante da Teoria Mística [Background]
Durante a infância você teve acesso à biblioteca de uma capela erguida para Velaska ou foi simpatizante e aprendiz de um eremita místico ou bruxa que seguiam as crenças de Velaska. Você absorveu os princípios da necromancia, da demonologia e dos estudos sobre o oculto.

Pré-requisito: Inteligência 11+, seguidor de Velaska.

Benefício: Conhecimento (religião), Conhecimento (os planos) e Conhecimento (arcano) passam a ser consideradas perícias de classe.
Especial: esse talento deve ser adquirido apenas no 1º nível.

Empatia com os mortos
Você é capaz de ler os nuances do ectoplasma que é responsável pelo cárcere do espírito em um cadáver. Ao fazer isso, você é capaz de discernir emoções de mortos-vivos, mesmo que estes sejam apenas carne pútrida, ossos quebradiços e pele pálida sem aparente emotividade.

Pré-requisito: Sab14+, seguidor de Velaska, deve ser capaz de conjurar magias arcanas ou divinas ou invocações de bruxos. Conhecimento (religião) 5 graduações, Sentir motivação 5 graduações.

Benefício: você pode realizar testes de Sentir motivação em mortos-vivos sem inteligência (zumbis, esqueletos, carniçais e similares). Assim, você é capaz de discernir algumas motivações que fazem o morto-vivo em questão continuar a existir sem sucumbir aos efeitos da morte.

A CD base do teste é 15, mas, se o Mestre desejar, ele pode decidir que o poder do conjurador responsável pela criação dos mortos-vivos influencie. A CD pode, então, variar para 10 + metade do nível do necromante responsável pela criação do morto-vivo + modificador de habilidade influente do necromante (Inteligência para magos, Carisma para feiticeiros, Sabedoria para clérigos). O Mestre determina quais as informações adquiridas no teste. Abaixo, algumas possíveis respostas que se pode adquirir com este talento:

“Os zumbis que você encontrou aqui são muito antigos. Foram criados, provavelmente, pelo mesmo feiticeiro que planejou essa masmorra. Eles eram aprendizes desse necromante e pretendiam acumular conhecimento quando decidiram compactuar com ele, porém, foram traídos. O feiticeiro os matou e os transformou em escravos permanentes da masmorra. O ectoplasma responsável pelo cárcere desses mortos-vivos pertence à espectros de vingança. Em suas mentes apagadas, eles nos veem como aliados do feiticeiro que estamos procurando.”

“A maldição do tempo e da fome espalhou-se por essa cidade esquecida. Os antigos habitantes que aqui foram abandonados morreram de fome e sede. É do desejo de saciar suas necessidades que esses carniçais foram criados. Eles estão famintos por carne e nós somos um banquete ideal.”
“O espectro que você enfrenta agora é feito de ódio e loucura. Era um guerreiro da ordem da luz que fracassou em sua missão e tomado pela ira da frustação, ele deseja insanamente que todos que tentem concluir sua antiga missão fracassem. Ele vai tentar nos impedir.”

            Conclui-se que sentir a motivação de mortos-vivos tem como base estudos prolongados do ectoplasma e um poder de dedução infalível.

Nomeador de demônios
Você é um esforçado estudante dos planos e da demonologia. Tem uma bagagem superior de conhecimentos que proporciona a capacidade de discernir o nome e o plano de origem do extraplanar maligno na qual você está procurando ou enfrentando, apenas por reconhecer algumas de suas características físicas e capacidades demoníacas.
Observação: saber o nome exato do demônio ou diabo na qual se deseja exorcizar é crucial para ser bem-sucedido no ofício de exorcista.

Pré-requisito: Int 13+, Conhecimento (os planos) 5 graduações.

Benefício: você recebe +4 de bônus no teste de Conhecimento (os planos) para discernir o nome, o plano de origem e reconhecer as habilidades sobrenaturais de um extraplanar. Se a criatura extraplanar possuir alguma habilidade similar à magia que pode ser alvo de uma contramágica e você conseguir nomeá-la, o teste de nível de conjurador para ser bem-sucedido na contramágica recebe +4 de bônus.

Nenhum comentário: