segunda-feira, 2 de abril de 2012

Goblinóides e o Mundo dos Pesadelos

"Goblins. Nós não deveríamos subestimar tanto suas capacidades. Se eles se escondem na penumbra e fogem ao menor sinal de perigo é porque eles esperam pelo tempo certo para agir. Já vi uma coisa dessas ficar tremendamente grande repentinamente e elas são bem mais fáceis de se matar enquanto são apenas pestes. Ofereço os meus serviços: uma peça de ouro por cabeça e eu livro o porão de sua taverna dessas pragas."

A raça goblinóide possui um contexto muito diferente da raça escravista e territorialista descrita no Livro do Jogador. Em Draganoth, os goblinóides são devotos do deus Corzafel, o senhor dos pesadelos.

Os goblins, robgoblins, bugbears e os barghest (um tipo de goblinóide que possui uma forma de licantropia lupina) são seres trazidos diretamente do Plano do Pesadelo, um lugar escuro e cinzento onde a sanidade parece ter sido consumida completamente. Lá, esses seres são a população mais grandiosa e vivem em conjunto com fadas de aspecto sombrio.



Goblin brutamontes
Em Draganoth, os goblins são vistos como pestes que devem ser aniquiladas, uma atração um pouco mais perigosa do que ratos que se amontoam no porão de casas velhas. Algumas vezes, os goblinóides são capazes de alcançar o Plano Material usando, como portal, os pesadelos humanos - especialmente os de criancinhas - encarnando a alusão do "bicho-papão" que se encontra debaixo da cama ou dentro do guarda-roupas. 

Corzafel, a divindade da raça, se alimenta do medo e os goblinóides muitas vezes atacam apenas para causar o terror, o que faz deles criaturas detestáveis. O pesadelo é uma forma sobrenatural que as entidades do plano sombrio tecem para provocar medo nos corações de suas vítimas e assim alimentar-se gradualmente. Uma vítima potencial das entidades do Plano dos Pesadelos tem sua mente corrompida e preenchida com um temor incontrolável, muitas vezes provocando insanidade extrema às vítimas.



Goblin Forra-bucho
Goblin comedor de ratos


Goblin Perverso 
Características adicionais (opcionais) dos goblins advindos do Plano dos Pesadelos:

· Portal para o mundo dos pesadelos: os goblins são capazes de atravessar a barreira dos sonhos. Eles fazem isso apenas durante a noite, já que o sol não existe no mundo dos pesadelos e eles são suscetíveis ao seu brilho. Eles são capazes de entrar e sair do plano do pesadelo uma vez por noite, para isso eles usam os sonhos de um alvo (normalmente crianças). Desta forma, enquanto seus alvos estão dormindo eles podem sair do plano do pesadelo e entrar novamente na mesma fonte ou em outra, uma vez por noite. Para os observadores atentos, os goblins não aparecem repentinamente, normalmente os portais para o plano dos pesadelos são abertos em lugares com sombras, como dentro de armários ou debaixo da cama. Os goblins têm como objetivo espalhar terror afim de alimentar sua divindade, algumas vezes eles chegam a ser mais violentos e atacam com mordidas.

· Mordida: um goblin de Draganoth pode realizar ataques de mordida, quando não estão armados.  Esse ataque tem um bônus de +1 e causa 1d4 pontos de dano. Se o goblin conseguir agarrar uma vítima, ele causará o dano imediato sem jogadas de ataque enquanto estiver preso ao oponente;

· Esguio: os goblins que não costumam usar escudos pequenos de madeira, tornam-se mais esguios e ágeis, troque o bônus garantido pelo escudo por um bônus de +1 de esquiva.



Robgoblins atentam-se ao Plano Material por causa da fácil obtenção de alimento (medo).

Alguns goblins que exageram em sua alimentação (lembre-se que os goblins se alimentam do medo de suas vítimas) evoluem para um próximo estágio de crescimento. A esta altura ele se tornam robgoblins. Uma vez alcançada esta evolução, não existe meios de retornar ao tamanho original.
Um robgoblin segue as mesmas regras descritas no Livro dos Monstros e é capaz de realizar ataques de mordidas, adicionalmente. Um robgoblin, apesar de conseguir retornar ao Plano dos Pesadelos, dificilmente o faz e passa a acostumar-se com o plano material e a disponibilidade eficaz de alimentação. Os robgoblins, por sua vez, quando se alimentam de várias fontes de medo (ou através de outros meios sobrenaturais) são capazes de evoluir mais graduação de tamanho e tornam-se bugbears.


Bugbears já consumiram o medo de suas vítimas durante um bom tempo


Os Barghest são criaturas bem menos dependentes de outras criaturas para entrar e sair do mundo dos pesadelos. São os verdadeiros bichos-papões de Draganoth, capazes de devorar o sonho de uma criatura adormecida para adquirir poder. Diferente dos goblins eles podem atravessar o portal dos pesadelos sem possuir uma vítima em potencial, quando estão no plano de Draganoth, eles procuram uma vítima em potencial, normalmente uma criança muito sonhadora e de boa esperança, e transforma seu sonho em pesadelos encharcados de sangue. 

Quando um Barghest faz muitas vítimas em potencial e drena suas sanidades até os limites da alma, eles tornam-se mais fortes e, por vezes, tornam-se Barghests superiores aos demais (veja descrição no Livro dos Monstros).


Barghests são criaturas advindas do Plano dos Pesadelos, sua capacidade de devorar sonhos e inspirar medo são mais potentes que as dos goblinóides. Eles incitam insanidade e paranoia em suas vítimas e deliciam-se com suas dores.
Embora sejam criaturas de outro plano, não considere os goblinóides como seres extraplanares, portanto, um ranger que decida adquirir goblinóides como inimigos prediletos, ainda deve escolher a raça goblinóide (ao invés de extraplanar). Para este propósito, o Barghest é sempre considerado um goblinóide, ao invés de extraplanar.

Nenhum comentário: