quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Religião: Splendor - Al-korath e Kalah-darshian

A crença em Lorde Splendor é mais complexa que a maioria das demais religiões. Alguns acreditam que o deus da justiça pune seus inimigos em tribunal, no meio de testemunhas e provas. Outros defendem que arrancar a cabeça do oponente é o único julgamento infalível.
Foi por causa do diferencial de seus crentes que a fé em Splendor foi dividida em duas igrejas: a Al-korath, que prega que todo ser-vivo é digno de julgamento e o deus da justiça prefere resolver suas intrigas através da diplomacia ao invés da peleja. E a Kalah-darshian, onde regras militares e rigorosas predominam e seus seguidores punem os adversários com a morte.

A Al-korath
Clérigos de Splendor que segue as tradições do Al-korath tendem a especializar-se em destruir mortos-vivos e demônios.

                Mais numerosa do que a sua contra-parte, a igreja Al-korath prega mandamentos pacifistas, acredita na redenção das almas e possui um evangelho baseado em atos diplomáticos de Splendor quando este caminhava sob a terra. As regras da religião Al-korath pregam os seguintes mandamentos:
  •          Splendor é uma divindade de coração imaculado. Seus servos devem carregar essa compreensão em suas mentes e corações e, não apenas praticar boas ações como também pregá-las aos povos desavisados;
  •          Todo criminoso tem direito a um julgamento. Os julgamentos são realizados em um dos templos de Splendor e a alta hierarquia clerical deve julgar suas páreas usando a justiça como senso racional.
  •         Todo cadáver merece um enterro descente.
  • A riqueza pertence à igreja e a igreja pertence ao povo. Os servos da religião Al-korath devem pagar dízimos.
  •  Pelo menos uma vez mensalmente, os servos do Al-korath devem participar das cerimônias religiosas realizadas no Templo de Splendor.
  • Os clérigos do Al-korath praticam o exorcismo. Os peregrinos da religião são homens-santos, detentos de poderes contra aquilo que não vive e os demônios que afetam a mente mortal.
  • Deve-se respeitar as demais religiões que pregam sermões similares ou pacifismo.
Dicas de criação:
Domínios: os servos da Igreja Al-korath preferem selecionar os domínios de Purificação, Bem ou Proteção. Entretanto, eles não estão limitados a estas escolhas, a seleção desses domínios citados reflete às crenças da religião.

Perícias: os clérigos do Al-korath possuem graduações predominantes na perícia Diplomacia. Muitos adquirem a Profissão [orador], especialmente os responsáveis pelas cerimônias religiosas. Por fim, Conhecimento [religião] e Conhecimento [os planos] são duas escolhas óbvias para bons entendedores da liturgia Al-korath.

Talentos: muitos clérigos peregrinos da religião Al-korath usam suas preces para proteger outras pessoas. Ao invés de invadir masmorras antigas e enfrentar inimigos adormecidos, eles preferem atuar nas aldeias e cidades afligidas pelo mal. Esses indivíduos potencializam seus poderes da habilidade Expulsar mortos-vivos e a usam também para censurar demônios e pessoas possuídas. Alguns escolhem talentos que fortaleçam o uso de magias da escola abjuração.

Magias: como a religião protetora de Splendor, os Al-korath preferem magias da escola abjuração. Clérigos de nível mais elevado recebem apoio celestial com a ajuda de magias como Contato extraplanar e Aliado Extraplanar. As magias de proteção são escolhas típicas para quem realiza rituais de exorcismo, Proteção contra o mal é uma magia quase obrigatória, assim como as versões de Âncora Planar. Finalmente, embora deixem as especializações de magias de cura para outros clérigos, especialmente as sacerdotisas de Amaryllis, muitos selecionam magias de cura, incluindo remover medo, remover maldição, remover doença e retardar envenenamento.

Dicas de interpretação: você é um mártir disposto a salvar as pessoas que realmente precisam de ajuda. É um pacifista, prefere argumentar do que ameaçar e carrega uma aura palpável de tranquilidade e confiança por onde passa. Desde que não seja mortos-vivos ou demônios, mesmo o mais temível necromante deve ser capturado e entregue à Igreja de Splendor para ser julgado pela alta hierarquia dos Al-korath. Finalmente, você é um pregador e poderá gastar algumas horas em oratória até convencer os menos indispostos que as leis de Splendor requerem reflexão e respeito.

A Kalah-darshian
Os clérigos de Splendor que seguem as tradições da religião Kalah-darshian punem o mal com a morte. A misericórdia consiste em eliminar o mal antes que ele aja contra inocentes posteriormente. 

                Diferente da fé Al-korath, a Kalah-darshian possui preceitos rígidos e militares. Seus clérigos são os distribuidores da justiça e eliminam seus adversários malignos pondo em reconhecimento o jargão: “Olho por olho, dente por dente”. Os Kalah-darshian não pregam aos quatro-ventos a religião de Splendor, acreditam que apenas alguns mortais são dignos das bênçãos de seu deus. Embora a princípio esse pensamento pareça egoísta, a verdade é que as leis dos Kalah-darshian obrigam-nos a usar os poderes de sua crença para ajudar os fracos e inocentes.

·         Splendor é o deus da justiça. Em vida, ele próprio julgou seus inimigos e os eliminou. Seus servos devem almejar o mesmo.
·         Os crentes da fé Kalah-darshian são peregrinos que não esperam que o mal os alcance ou alcance seus protegidos, eles vão diretamente para a origem dele, assim eles devem empunhar suas espadas contra o mal adormecido, antes que ele desperte.
·         O julgamento da religião Kalah-sarshian é algo tão emocional quanto racional. As vítimas de vingança devem merecer o juízo final, os clérigos não podem usar seus poderes para subjulgar qualquer um e devem arcar as consequências pelos erros de seu julgamento.
·         O fogo purifica. A religião Kalah-darshian crema tanto seus aliados quanto inimigos após a morte. A cremação de um aliado, obviamente, é parte de um ritual cerimonialista moral, enquanto a cremação do inimigo é um ato de purificação de alma e impede que a mesma retorne.
·         O mal deve ser eliminado independente de sua origem. Um ingênuo foco de maldade pode evoluir pela decisão de redenção do clérigo.

Dicas de criação:
Domínios: os servos da Igreja Kalah-darshian preferem a escolha dos domínios da Ordem, Glória e, especialmente Guerra, o que permitem ao servo ostentar a arma divina de sua divindade. Eassim os a fé dos Al-korath, eles não estão limitados à estas escolhas, mas elas são o reflexo predominante de sua crença.

Perícias: também se beneficiam de Conhecimento [religião] e Conhecimento [os planos], mais para identificar as fraquezas de um inimigo do que para decorar liturgias. Eles também costumam selecionar perícias típicas de aventureiros e de táticas de guerra. Cavalgar, por exemplo, é uma perícia muito apreciada.

Talentos: os Kalah-darshian costumam se especializar no uso da arma de sua divindade. Além disso, apesar de usarem a habilidade de Expulsar mortos-vivos com a mesma eficiência dos Al-korath, os Kalah-darshian costumam selecionar talentos que trocam os usos dessa habilidade diária para potencializar seu ataque, dano e defesa.

Magias: preferem escolher magias virtualmente relacionadas à punicação divina como Coluna de chamas ou Arma espiritual, embora a maioria de suas escolhas são de magias capazes de conceder bônus às jogadas de ataque e dano como Força dos justos.

Dicas de interpretação: você é um guerreiro sagrado e usa suas habilidades para eliminar o mal. Nunca recusa um pedido de ajuda e deve passar algumas horas do dia julgando sua vítima e decidir se ela é digna de morte ou não. Você prega a palavra de Splendor apenas para poucos merecedores e passa mais tempo em masmorras antigas, eliminando o mal adormecido, do que em aldeias tentando convencer ao filho de um nobre que Splendor é justiça e bondade através de palavras. Atos são sempre provas mais preciosas.



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