Ungidos do Ferro confiam em suas armaduras como aliadas excepcionais. São uma muralha de aço intransponível. |
Especialmente dominada pelos artesãos anões do vulcão de Hefasto, a arte de forjar armaduras é um ofício de longa aprendizagem e de frequente evolução. Enquanto alguns preferem liberdade de movimento, a maioria prefere a boa proteção de uma cota de malha, enquanto outros preferem a desajeitada invulnerabilidade da armadura de batalha. Alguns forjadores e, também guerreiros, vão além disso. Eles desenvolveram suas próprias armaduras, adequaram cada pedaço de metal aos seus corpos e aprenderam a carregar escudos de forma defensiva e ofensiva. São estes os Ungidos do ferro, guerreiros de armaduras pesadas e, mais do que isso, de armaduras exóticas e perfeitas.
Um Ungido do ferro tira até o último vestígio de proveito de suas armaduras e escudos. Eles frequentemente possuem coleções de ambos os itens e usam os mais adequados para cada missão. O que se podia esperar de um Ungido de ferro é que mal poderia lhe restar forças para percorrer o campo de batalha, mas, muito pelo contrário, esses indivíduos desenvolveram técnicas de combate e defesa tão arduamente que seus corpos se acostumaram com o metal, quando não se transformam no próprio aço. A armadura de um Ungido do ferro, assim como seus escudos, são parte dele. Os dois se tornam um durante o combate e, dessa forma, chegam o mais próximo do que poderia ser nomeado de invulnerabilidade.
Dado de Vida: d10
Nível
|
BBA
|
Fort
|
Ref
|
Von
|
Especial
|
1
|
+0
|
+2
|
+0
|
+0
|
Proficiência com
armadura exótica, Preparar escudo
|
2
|
+1
|
+3
|
+0
|
+0
|
Bônus na CA +2
|
3
|
+2
|
+3
|
+1
|
+1
|
Proficiência com
armadura exótica, Lar enclausurado até -7
|
4
|
+3
|
+4
|
+1
|
+1
|
Fortaleza de Um, Escudo da fé
|
5
|
+3
|
+4
|
+1
|
+1
|
Proficiência com
armadura exótica, Bônus na CA +3
|
6
|
+4
|
+5
|
+2
|
+2
|
Combater com dois
escudos
|
7
|
+5
|
+5
|
+2
|
+2
|
Proficiência com
armadura exótica, Lar enclausurado [qualquer]
|
8
|
+6
|
+6
|
+2
|
+2
|
Redução de
penalidade, Vestimenta mágica
|
9
|
+6
|
+6
|
+3
|
+3
|
Proficiência com
armadura exótica, Vontade enclausurada
|
10
|
+7
|
+7
|
+3
|
+3
|
Intocável
|
Requerimentos:
BBA: +5
Perícias: Ofícios [armeiro]: 5 graduações
Talentos: Proficiência com armadura pesada, Proficiência com armadura exótica [qualquer]
BBA: +5
Perícias: Ofícios [armeiro]: 5 graduações
Talentos: Proficiência com armadura pesada, Proficiência com armadura exótica [qualquer]
Perícias de classe: Escalar, Ofícios, Adestrar
animais, Intimidar, Saltar, Cavalgar e Natação.
Pontos de perícia por nível: 2 + mod. de Int.
Proficiência com
armas e armaduras: Ungidos
do ferro não ganham proficiência com quaisquer armas, mas são proficientes com
armaduras leves, médias e pesadas, assim como todos os tipos de escudo.
Proficiência com
armadura exótica: no
1º nível e a cada nível ímpar posterior, o Ungido do ferro ganha proficiência
com uma armadura exótica.
Preparar escudo
[Ex]: no
primeiro nível, o Ungido do ferro pode equipar um escudo de corpo como uma ação
livre. Ele pode usar essa habilidade apenas uma vez por rodada.
Bônus na CA [Ex]: no 2º nível, o Ungido do ferro
ganha +2 de bônus na CA quando usando uma armadura. No 5º nível, este bônus
aumenta para +3. Este bônus se acumula com os bônus normalmente providos pela
armadura e escudo do personagem. Bônus puramente mágicos, como o da magia armadura arcana ou as braçadeiras da armadura não gatilham
esta habilidade: A armadura deve ser física e o personagem deve ser proficiente
com ela.
Lar enclausurado
[Ex]: no 3º
nível, o Ungido do ferro pode dormir em uma armadura com até -7 de penalidade
sem sofrer os efeitos de fadiga no próximo dia. No 7º nível, o Ungido do ferro
nunca ficará fatigado depois de dormir em uma armadura, independente da
penalidade concedida pela mesma.
Fortaleza de Um
[Ex]: No 4
nível, o Ungido do ferro torna-se especialmente périto em combate defensivo.
Quando esta numa manobra de defesa total, ele ganha +6 de bônus de esquiva para
a CA ao invés do usual +4. Se ele possuir 5 graduações ou mais na perícia
Acrobacua, o bônus aumenta para +8. O Ungido do ferro ganha este bônus apenas
se estiver usando armadura média ou pesada.
Escudo da fé [SM]: No 4º nível, o Ungido do ferro
pode conjurar escudo da fé uma vez
por dia como um clérigo de nível igual ao dessa classe de prestígio.
Combater com dois
escudos [Ex]: no
6º nível, o Ungido do ferro pode usar dois escudos e ganhar o bônus de armadura
de ambos. Ele ganha os benefícios mágicos de ambos os escudos, incluindo suas
propriedades mágicas, embora o bônus concedido à classe de armadura pelo
encantamento mágico não se acumulem, fazendo com que o personagem receba o
benefício do maior desses bônus. Usar dois escudos proíbe o Ungido do ferro
realizar qualquer tipo de ataque que não seja com o próprio escudo, mesmo se
possuir mais de dois membros. Entretanto, ele pode usar dois broquéis e ainda
realizar ataques, embora com alguma dificuldade: um broquel normalmente impõe
-1 de penalidade na jogada de ataque, mas dois combinados limitam ainda mais as
manobras, penalizando as jogadas de ataque em -4. As penalidades impostas pelo
uso de dois escudos também se acumulam.
Redução de
penalidade [Ex]: no
8º nível, o Ungido do ferro reduz a penalidade imposta pela sua armadura em 1.
Vestimenta mágica
[SM]: no 8º
nível, o Ungido do ferro pode conjurar vestimenta
mágica uma vez por dia como um clérigo com um nível igual ao nível dessa
classe de prestígio.
Vontade
enclausurada [Sob]: uma
vez por dia, ao alcançar o 9º nível, o Ungido do ferro pode aplicar o bônus de
sua armadura em um teste de Vontade. Ele deve decidir aplicar este bônus antes
da jogada do teste de resistência. Este bônus considerará apenas o bônus de
armadura comum e quaisquer bônus de encantamento da armadura. Não incluirá os
bônus referente a escudos, habilidades de classe, magias ou itens mágicos.
Intocável [Ex]: no 10º nível, o Ungido do ferro
pode aplicar metade de seu bônus total de armadura para a sua CA de toque. Isto
inclui os bônus de sua armadura e escudo, somado aos bônus de encantamento
apropriados, assim como o bônus na CA garantido por habilidades de classe. Isso
não inclui bônus de armadura puramente mágicos, como da magia armadura arcana ou das braçadeiras de armadura. Este bônus é
aplicado mesmo se o Unigo do ferro estiver surpreendido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário