Qualidades de classe:
Todo o dinheiro inicia, pontos de perícia, perícias de classe, dado de vida, e qualidades de classe permanecem conforme a classe base: Mago especializado em transmutação, exceto como anotado abaixo (veja Especialização em escola no Livro do Jogador)
Aprimorar atributo (Ex): uma vez por dia, somado a uma vez adicional para cada cinco nívei, um transmutador usando esta variante pode adicionar +2 de bônus de encantamento à qualquer valor de habilidade. Este bônus permanece por um número de minutos igual ao nível de transmutador. Usar esta habilidade é uma ação livre (e como o uso de uma magia acelerada, embora possa ser usada apenas uma vez por rodada.
Um transmutador usando esta variante perde permanentemente a habilidade de usar um familiar.
Versatilidade de magia (Ex): no 5º nível, o transmutador usando essa variante pode adaptar magias de outras escolas para o seu próprio estilo de conjuração. Para cada cinco níveis de classe que o transmutador ganha, ele pode selecionar uma magia de qualquer nível na qual ele tenha acesso e tratá-la como uma magia de transmutação. Isso significa, por exemplo, que o especialista pode aprender a magia normalmente e mesmo repará-la como uma magia bônus da escola de transmutação. Esta magia pode ser escolhida mesmo ela sendo de uma escola proibida (veja Especialização em magia). Uma vez que a magia é escolhida para ser afetada com esta habilidade, ela não pode ser mudada.
Por exemplo, um especialista transmutador usando esta variante selecionou abjuração e necromancia como suas escolas proibidas. No 5º nível, ele ganha acesso à magias de 3º nível. Ele escolhe dissipar magia e, dali em diante, considerará essa magia como uma magia da escola transmutação.
Um transmutador usando esta variante não ganha talentos bônus ao avançar níveis em mago.
Memória transmutável (Ex): um transmutador usando esta variante pode alterar alguma parte de suas magias preparadas em um curto amontoado de tempo. Uma vez por dia, o transmutador pode desistir de um número de níveis de magia preparadas (até um total máximo igual a metade de seu nível de classe) e preparar magias diferentes no ligar, contanto que o número da soma de níveis das novas magias preparadas seja igual aos das magias escolhidas (magias de nível 0 não contam).
Por exemplo, um transmutador de 12º nível, com esta variante, pode esquecer dois magias de 1º nível e duas de 2º (um total de seis níveis de magia, metade de seu nível de classe) e preparar duas magias de 3º nível.
Usar esta habilidade requer um número de minutos de concentração igual ao número de magias que você decidirá esquecer. Se a concentração do transmutador é quebrada durante esse tempo, todas as magias serão perdidas e nenhuma magia será ganhada no lugar.
Um transmutador usando esta variante não ganha magias adicionais por dia oferecidas pelo mago especialista.
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